Sines foi o Porto que mais cresceu nos contentores a nível mundial em 2013.

card_portos_sines

 

 

Porto alentejano entrou pela primeira vez para o ‘top’ mundial e deverá registar novas subidas durante 2014.

O porto de Sines foi o que mais cresceu a nível mundial no ano passado em movimentação de contentores, o que o levou a integrar, pela primeira vez, o ‘top’ dos 120 maiores portos mundiais neste segmento de actividade. De acordo com o anuário “World Top Container Ports 2014”, elaborado pela revista especializada ‘Container Management’ sobre o exercício de 2013, a que o Diário Económico teve acesso, o porto de Sines entrou para a posição 115ª neste ‘ranking’ mundial, após a maior subida do ano no sector, com um crescimento de 68%.

O porto alentejano fechou o ano passado com uma movimentação de 931.036 TEUS (medida-padrão internacional equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), à frente dos portos de Hakata (Japão), Valparaiso (Chile), Khalifa Port (Emiratos Árabes Unidos), Miami (Estados Unidos) ou Mombaça (Quénia). O comportamento excepcional de Sines no segmento de contentores em 2013 deverá consolidar-se este ano, permitindo que suba mais uns lugares neste ‘ranking’ mundial. A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve prevê encerrar o presente ano com um total de 1,2 milhões de TEUS movimentados, uma marca que aparenta ser facilmente concretizável, uma vez que o porto de Sines já encerrou o primeiro semestre de 2014 com um total de 596.474 TEUS movimentados, um crescimento de 41,3% face ao período homólogo de 2013. Os responsáveis da APS relembram que, por norma, os segundos semestres registam melhores desempenhos que os primeiros, pelo que a fasquia de 1,2 milhões de TEUS deverá ser ultrapassada no final deste ano, o que colocaria o porto de Sines em 99º lugar do ‘ranking’ segundo os dados divulgados pela ‘Container Management’ relativamente a 2013.

“O terminal XXI tem registado um crescimento sustentado desde o início da sua operação, há cerca de dez anos. Os resultados do ano passado reflectem os crescentes níveis de produtividade, com uma média de mais de 200 TEUS movimentados por hora. Acreditamos que a eficiência operacional do terminal, acrescida do facto de funcionar 24 horas sobre 24 horas todo o ano, tem contribuído de forma decisiva para alcançar estes resultados”, sublinhou ao Diário Económico fonte oficial da APS, presidida por João Franco.

“A tabela europeia [dos portos de contentores] ostenta um nome novo este ano: Sines, em Portugal. Em termos de puro crescimento, representa a maior história de sucesso do ano, com uma movimentação a pular uns incríveis 378 mil TEUS, representando um crescimento anual de 68%”, sublinha o artigo da ‘Container Management’, a que o Diário Económico teve acesso.

Apesar desta subida galopante, o terminal de contentores gerido pela PSA de Singapura está ainda longe dos maiores portos de contentores de Espanha. No ano passado, Algeciras (30º porto mundial, com 4,349 milhões de TEUS e uma subida de 6%) e Valencia (31º porto mundial, com 4,327 milhões de TEUS e uma descida de 3%) são os maiores portos do país vizinho neste segmento. Seguem-se os portos de Barcelona (78ª posição a nível mundial, com 1,7 milhões de TEUS, após uma descida de 2%) e Las Palmas, nas Canárias, (109ª posição, com 1,055 milhões de TEUS, após uma quebra de 16% face a 2012).

O ‘ranking’ mundial dos portos de contentores é dominado pela China, com sete portos no ‘top ten’ (ver tabela). O primeiro porto europeu, na 11ª posição, é o de Roterdão, na Holanda, com um total de 11,6 milhões de TEUS movimentados em 2013, após uma descida de 2%. Os Estados Unidos, ainda a maior economia mundial, apenas conseguem colocar o primeiro porto no 18º lugar deste ‘ranking’ da ‘Container Management’: trata-se de Los Angeles, com um total de 7,8 milhões de TEUS movimentados no ano passado.

Fonte: Diário Económico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s