Sines já vale quase metade dos contentores nos portos

ng1044456_435x200

 

Nos primeiros sete meses do ano, o Terminal XXI movimentou praticamente um em cada dois contentores que passaram pelos portos nacionais.

 

Continua em forte alta o movimento de contentores nos portos nacionais. Nos primeiros sete meses foram 1,43 milhões de TEU, mais 15,5% que os 1,24 milhões de TEU de há um ano. A liderar o crescimento está o porto de Sines, ainda que em termos percentuais seja Setúbal a destacar-se.

 

Entre Janeiro e Julho, o Terminal XXI movimentou 703 110 TEU, isto é, cerca de metade do total nacional. Na comparação com o período homólogo de 2013, o ganho é de 36,2%. A quebra relativamente a meses anteriores justifica-se pelo facto de a comparação ser feita com meses cada vez mais “fortes” à medida que o ano avança.

 

À escala ibérica, Sines reforçou a sua quarta posição e está cada vez mais perto do terceiro do ranking, Barcelona, que no mesmo período apenas avançou 7,6% para a casa do milhão de TEU.

 

Por cá, atrás de Sines mantém-se Leixões, que nos primeiros sete meses movimentou 384 419 TEU, o que representou um ganho homólogo de 9,8%. Cada vez mais atrasado, Lisboa recua 17,4% e fica-se pelos 272 090 TEU.

 

A uma escala diferente, mas a dar passos de gigante para a sua dimensão, Setúbal avança 75% e já soma 60 679 TEU movimentados. Na Figueira da Foz contabilizam-se 12 070 TEU, um ganho de 27,1%.

 

Em Julho, o movimento de contentores nos portos nacionais chegou aos 214 682 TEU (mais 5,6% em termos homólogos), com Setúbal a crescer 78%, a Figueira da Foz 62%, Sines 13% e Leixões 7%. Lisboa afundou 17%.

 

As estatísticas divulgadas pelo IMT (e pelas administrações portuárias) não distinguem os contentores de tráfego nacional dos de import/export e de transhipment.

Fonte: T e N

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s