Misericórdia de Sines investe 3,5 milhões de euros em novo lar

A Santa Casa da Misericórdia de Sines inaugura, no final de Fevereiro, um lar de idosos com capacidade para 82 utentes, num investimento de 3,5 milhões de euros que visa substituir outras unidades obsoletas da instituição.

naom_53e363f77fd96

 

O novo lar foi “construído para substituir outros que estão em desintonia com a legislação em vigor. Era obrigatório criarmos um equipamento mais actual, mais adequado à realidade”, explicou hoje à agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sines (SCMS), Luís Venturinha.

De acordo com o responsável, uma parte das 82 camas destina-se a idosos que já residem nas outras três unidades da instituição e também vão ser admitidos novos utentes, de forma a rentabilizar o equipamento.

O novo lar, que teve um custo aproximado de 3,5 milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, “tem de se pagar por si próprio”, frisou Luís Venturinha.

O provedor da instituição espera que “a qualidade do edifício e do serviço prestado” o torne atractivo para idosos com maior poder de compra, que gerem “melhores receitas para ajudar a pagar” o investimento.

A obra teve em conta, segundo a SCMS, “pormenores como a insonorização do espaço, ambiente térmico, luminosidade ou o aproveitamento solar para fins energéticos”.

Além dos quartos individuais e duplos, todos com camas articuladas e janelas panorâmicas, o equipamento inclui uma ala para doentes com demências e uma zona de apartamentos tipo T1 com mini cozinha.

Com os 210 funcionários, a instituição tem uma “preocupação de qualificação crescente”, garantiu Luís Venturinha.

A SCMS acolhe, actualmente, 205 utentes em três lares de idosos, dos quais, após a inauguração do novo edifício, um será desactivado, bem como parte de outro.

O provedor espera vir a substituir também os restantes edifícios mais antigos, o que fica dependente de aprovação de candidatura a fundos comunitários.

A Misericórdia de Sines celebra, no dia 22 de fevereiro, 499 anos de existência.

A par dos lares de idosos, a instituição tem as valências de centro de dia, apoio domiciliário e infantário, gerindo ainda um lar para rapazes em risco, centros para apoio a mães solteiras e a mulheres vítimas de violência doméstica, uma cantina e uma loja sociais e um banco de voluntariado.

Fonte: NAOM

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s