Sines quer ultrapassar 40 milhões de toneladas já este ano

Porto_de_Sines_nova

No porto de Sines, o ano fechou com um total de 37,5 milhões de toneladas movimentadas (+2,9%) e, pela primeira vez, mais de um milhão e duzentos mil TEU’s. Em declarações à CARGO, que falou com João Franco, presidente da APS, que se mostrou satisfeito com 2014 e optimista para 2015.

“Foi mais um ano de crescimento, embora inferior ao que desejaríamos”, admitiu João Franco, ressalvando que “já se sabia que o crescimento não iria muito além do registado”. E explica porquê: “Houve uma grande intervenção da empresa concessionária do terminal de granéis líquidos e, por isso, já seria de esperar uma menor movimentação neste terminal do que o habitual, até porque a intervenção durou cerca de dois meses e como é um terminal que vale para nós cerca de 55% da tonelagem total, o efeito fez-se sentir no resultado global”.

Foi, por isso, uma situação “conjuntural e programada”, a qual acabou, segundo João Franco, “compensada pelo aumento significativo no terminal de contentores [ndr. Terminal XXI], na casa dos 35 ou 36%”.

Para este ano, João Franco mostrou-se, claro está, optimista: “Espera-se que o terminal de contentores continue a crescer bastante, até porque é o segmento que mais cresce a nível mundial, e espera-se que o terminal de granéis líquidos cresça também muito até porque em 2014 esteve dois meses quase inactivo”.

Aliás, sobre o segmento de contentores foi mais longe, referindo que a APS espera chegar já em 2015 ao “milhão e meio de TEU’s”. Para isso, muito contribuirão os nove pórticos que já estão a funcionar no Terminal XXI, dotando-o de uma capacidade de manuseamento bem acima da que até aqui tinha disponível.

Sobre os restantes terminais, o presidente da APS referiu que “o terminal de granéis sólidos deverá registar resultados semelhantes aos anos anteriores, tal como os terminais de gás natural e petroquímico, ambos com pouca expressividade no global movimentado em Sines embora com importância estratégica”.

A concluir, sobre o objectivo da APS a nível de tonelagem movimentada este ano, João Franco foi esclarecedor: “Queremos ultrapassar já os 40 milhões de toneladas!”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s