Sines reage à procura de porta-contentores gigantes com obras

DIGITAL IMAGE

Iniciou-se a primeira fase de obras para regularização dos fundos, permitindo manobras de mais navios de maiores dimensões.

O porto de Sines iniciou a primeira fase de obras para reforçar a capacidade de movimentação de navios porta-contentores de última geração, com maiores dimensões, que deverão entrar ao serviço em 2018. Em causa está a regularização de fundos no canal de acesso ao terminal XXI, gerido pela PSA, para permitir o acesso de porta-contentores de cada vez maiores dimensões. Sines, por ser um porto de águas profundas, é o único em Portugal que pode responder a este tipo de procura, como se confirmou na semana passada com atracagem do MSC Zoe, um dos maiores porta-contentores do mundo no porto alentejano.

“Estamos a responder à crescente procura do mercado, que é uma tendência consolidada de há vários anos e não apenas um fenómeno recente”, explicou João Franco, presidente da APS – Administração do Porto de Sines, em declarações ao Diário Económico. No final do ano passado, o porto de Sines movimentou cerca de 1,2 milhões de TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), após uma subida de cerca de 30% face ao ano precedente.
A APS iniciou obras de regularização dos fundos da bacia do terminal de contentores de Sines, com o objectivo de melhorar a segurança e as condições de operacionalidade do terminal face ao crescente número de navios que o demandam e ao aumento da dimensão destes, tendo em vista o desenvolvimento futuro. Os trabalhos decorrerão até ao final do próximo mês de Setembro e representam um investimento da ordem dos 9,5 milhões de euros, tendo sido objecto de concurso público internacional.

Estas obras estão inclusivamente previstas no memorando de entendimento assinado entre o Estado português e a concessionária PSA para uma futura expansão do terminal de contentores do porto de Sines. Sobres este assunto, João Franco é mais cauteloso: “Neste momento, temos capacidade [no terminal de contentores] para os próximos três anos, o que significa que dentro de um ano, um ano e meio terá de ser tomada uma decisão sobre a expansão do porto de Sines na componente de contentores”.

“Ou o actual terminal é alargado ou é lançado um concurso público internacional para concessão de um segundo terminal de contentores”, resume João Franco. Enquanto isso não sucede, a APS avança com este investimento do lado marítimo, para acolher mais e maiores porta-contentores.

Sobre a necessidade de efectuar novas obras da sua responsabilidade quando se avançar cm o processo de expansão, João Franco considera que não é agora a altura ideal. Em causa está a empreitada para o prolongamento do molhe, mas quer a sua extensão, quer a sua configuração, estão dependentes do que vier a ser o plano de expansão que vier a ser adoptados para os contentores em Sines.

No caso da empreitada de regularização dos fundos, já em curso, está a ser utilizada a draga “Artemis”, com 131,5 metros de comprimento, pertencente ao armador “Van Oord Ship Management B.V.”, com sede na Holanda. Esta draga veio directamente das obras de alargamento do Canal do Suez, recentemente concluídas, para efectuar obra no porto de Sines.

O canal de acesso ao terminal XXI (terminal de contentores) foi alvo de trabalhos de regularização de fundos em 2011 para cotas de 17 e 17,5 metros de profundidade, sendo agora necessário garantir fundos similares numa área mais alargada da bacia, permitindo mais fluidez operacional, nomeadamente a rotação de navios e a segurança do tráfego marítimo.

Um factor determinante é a perspectiva de entrada em operação a curto prazo dos ‘Super-ULCS (Super Ultra Large Container Ships)’, prevista para 2018, equivalendo a navios com capacidade para 22 mil TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento).

Notícias de Sines com DE

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s