Sines entra no ‘top’ 100 dos portos de contentores a nível mundial

Portos Porto nacional teve a maior subida na Europa e a segunda maior mundial, superando Las Palmas e aproximando-se da concorrência espanhola.

card_portos_sines_324

O porto de Sines foi o segundo que mais cresceu a nível mundial no segmento de contentores no ano passado, de acordo com a revista especializada “Container Management – World Top Container Ports 2015”, a que o Diário Económico teve acesso. Segundo esta publicação, no final de 2014, o porto alentejano estava na 97ª posição (115º lugar no ano passado, com uma entrada directa para o ‘ranking’ dos 120 maiores portos mundiais neste segmento de actividade), após um crescimento de 32% na movimentação de TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento).

Este desempenho, para um total de 1,227 milhões de TEU, constituiu a segunda maior subida mundial registada no ano passado nos terminais de contentores, tendo sido apenas superado pelo crescimento registado no porto chinês de Taicang (47ª posição), que cresceu no ano passado 41%, para 3,056 milhões de TEU movimentados.

A nível do continente europeu, o porto de Sines teve a maior subida de actividade no segmento de contentores, o que o levou a posicionar-se no 19º lugar deste ‘ranking’ (21ª posição em final de 2013). Neste particular, o porto liderado por João Franco situou-se muito perto da movimentação de TEU conseguida pelo porto italiano de La Spezia, que manteve a sua actividade no patamar dos 1,3 milhões de TEU movimentados.

A nível mundial, o porto de Sines ficou imediatamente atrás do porto de Ashod, em Israel (1,250 milhões de TEU, após uma subida de 6%), sendo logo seguido pelo porto de Gdansk, na Polónia (1,212 milhões de TEU, na sequência de um crescimento de 3%). No final de 2013, ambos os portos estavam à frente de Sines, com distância assinalável.

“Desde que o terminal XXI foi construído em 2004, o volume de tráfego no porto de Sines tem crescido de uma forma espectacular. Desde que o porto fez a sua estreia nos ‘rankings’ de 2012 da ‘CM [Container Management] World Top Container Ports’ a movimentação subiu a um ritmo rápido, e em 2013 foi o porto com maior crescimento em todo o Mundo. Em 2014, movimentou 1,22 milhões de TEU, assinalando um impressivo crescimento de 32% numa base anual”, sublinha o estudo efectuado pela referida revista especializada norte-americana. Recorde-se que em 2013, o porto de Sines cresceu 68%.

A ‘CM’ explica que o porto de Sines, “devido ao seu posicionamento de mercado e às suas características, tem como principais concorrentes os portos espanhóis de Valencia e de Algeciras, assim como o porto de Tânger Med, no Norte de África”.

Apesar de terem partido com um grande avanço em relação ao porto de Sines, estes três portos têm vindo a perder terreno nos últimos anos. No ano passado, o porto de Tânger Med cresceu 20%, para 3,077 milhões de TEU, posicionando-se no 46º posto desta tabela. Valencia registou um aumento de apenas 3%, para 4,441 milhões de TEU (32ª posição), enquanto Algeciras subiu pouco mais, a uma taxa de 5%, para 4,556 milhões de TEU (30º lugar). Barcelona fechou o ano passado com cerca de 1,9 milhões de TEU, após uma subida de 10% (77ª posição).

Ainda no que se refere à concorrência com os portos espanhóis no segmento dos contentores, é de sublinhar que no ano passado o porto de Sines conseguiu ultrapassar de forma concludente o porto de Las Palmas, nas Canárias. Enquanto no final de 2013, Las Palmas estava seis lugares à frente de Sines – 109º lugar contra a 115ª posição – com vantagem nos contentores movimentados – 1,055 milhões de TEU contra 931 mil TEU – no ano passado, inverteram-se as posições: Sines passou para o 97º posto, com os referidos 1,227 milhões de TEU, enquanto Las Palmas baixou os contentores movimentados em 4%, para 1,009 milhões de TEU, sendo o porto das Canárias relegado para a 114ª posição.

Notícias de Sines com Notícias ao Minuto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s