Deputados do PSD questionam Governo sobre segurança marítima

porta-contentores2-610x310

Os deputados do PSD Paulo Neves, Cristóvão Norte, Carlos Peixoto, Rubina Berardo e Sara Madruga questionaram recentemente a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, sobre a segurança a bordo das embarcações com bandeira portuguesa.

Segundo apurámos, os deputados quiseram saber qual o ponto da situação sobre a matéria, “especialmente no que se refere à auto-protecção nas embarcações em zonas de alto risco”, e se o Governo pretende legislar no sentido de “admitir recurso a equipas armadas a bordo” de embarcações com a bandeira nacional.

No documento dirigido à ministra, os deputados recordam que vários países da União Europeia introduziram ou estão a introduzir legislação interna destinada à criação de padrões e regras “para as empresas de segurança marítima privada que operam em embarcações que naveguem com as suas bandeiras”.

Na base da inquirição à ministra está a pirataria global, que constitui uma ameaça constante à navegação marítima, e a defesa reiterada de medidas de auto-protecção feita pelo Comité de Segurança da Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization – IMO).

Face ao prazo regimental de resposta, que é de 30 dias, a ministra deve esclarecer os deputados até ao princípio de Março, sob pena de se sujeitar ao juízo político dos subscritores.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s