Porto de Sines detém 51,6% da quota nacional com transhipment a ascender aos 80%

1029807.jpg

Como ressalta o relatório da AMT sobre a performance dos portos durante 2015, o segmento dos contentores em Portugal continental deve ser destacado pelo seu “dinamismo notável”, que subsiste perante a “forte concorrência a que está sujeito”. Registando a taxa média anual de crescimento que maior impacto e expressão tem, os contentores assumem cariz preponderante no Porto de Sines, que lidera em termos de volume, detendo uns incríveis 51,6% do total de 2,58 milhões de TEU movimentados no mercado portuário nacional.

O Porto de Sines movimentou 1.332.200 TEU entre Janeiro e Dezembro de 2015, uma subida de 8,5% face ao mesmo período de 2014, “com um tráfego maioritariamente de transhipment, cerca de 80%”, aponta a AMT, o que ganha contornos de ser, praticamente, um segmento único no mercado nacional, “dado que representa cerca de 9% em Leixões e cerca de 3% em Lisboa”, assinala o relatório divulgado, tendo atingido os 1,06 milhões de TEU do tráfego total em Sines. Os três somados atingem os 1,1 milhões de TEU de transhipment a nível nacional.

São também de destacar também os registos do Porto de Lisboa e de Leixões: o porto da capital representa 18,6% (481.420 TEU) do movimento total de contentores, enquanto o Porto de Leixões pesa 24,2% (624.025 TEU) em termos globais. Ainda assim ambos registaram descidas (de 4,1% e 6,4 respectivamente). Acrescenta a AMT que “o mercado nacional de contentores completa-se com Setúbal e Figueira da Foz, que representam 4,7% e 0,9%, respectivamente, assumindo o tráfego que o constitui relativa importância local e regional”.

Notícias de Sines com Cargo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s