4 sinais de que atingiu o esgotamento no trabalho

burnout2.png

Ter momentos menos bons, ou até mesmo negativos, no emprego é natural. As coisas não correm bem todos os dias e há que aprender a lidar com os erros e com a frustração. Mas sentir-se esgotado, que já não tem nada a dar ao seu local de trabalho, ou que já não aguenta mais ir trabalhar é bem diferente.

Quando ir para o trabalho se torna um ‘pesadelo’, talvez esteja na altura de pensar se efetivamente vale a pena continuar naquele local. Como nem sempre é fácil identificar se chegámos, ou não, a um ponto de rutura, Stephanie Sarkis, terapeuta e professora da Florida Atlantic University, dá-lhe alguns sinais.

1.     Acorda de manhã exausto ou nauseado

É muito importante prestar atenção aos sinais que o seu corpo vai dando. Muitas pessoas que têm tendência para recalcar os seus sentimentos, começam a ter mais recorrentemente sintomas como náuseas, cansaço, dores de barriga e de cabeça.

2.     Tem comportamentos que não têm nada a ver consigo

Outro dos sinais de que as coisas não estão bem é quando começa a ter atitudes que não têm nada a ver com a sua personalidade. Por exemplo, começa a reclamar com os outros quando eles não têm culpa nenhuma do que passa, quando normalmente é uma pessoa calma; passou a não dar importância a determinados assuntos que têm de ser resolvidos com urgência, quando antigamente era a primeira pessoa a tratar destas questões; entre outros comportamentos.

3.     Familiares e amigos começam a perceber que há algo de errado consigo

O seu companheiro comentou que não anda a dormir horas suficientes? A sua irmã reparou que anda a comer menos do que o costume? Por vezes, é mais fácil pessoas próximas perceberem que se passa algo de errado do que o próprio. Quando tem estas mudanças nos seus comportamentos diários, é conveniente consultar um médico, pois pode estar com uma depressão, ansiosa, ou até mesmo com problemas da tiróide.

4.     Quando tenta pensar em algo que o motiva, não se lembra de nada

Quando se sente sem qualquer esperança, com a sensação de que nada o motiva, isso pode ser um sinal de depressão. O ideal será consultar um especialista para saber o que de facto se passa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s