Município de Sines garante fundos do Portugal 202o

mercado_municipal_1_980_2500.jpg

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o presidente da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Alentejo, Roberto Pereira Grilo, assinaram no dia 31 de maio, em Santa Maria da Feira, o contrato do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento de Sines, que prevê a realização de investimentos em Sines no montante total de 4 milhões e 947 mil euros, cofinanciados em 85% por fundos do Portugal 2020.

À assinatura do contrato segue-se o lançamento dos avisos para candidatura de cada uma das operações específicas que compõem este plano de requalificação da cidade de Sines, centrado na mobilidade e na regeneração urbana.

Uma das operações a candidatar é a requalificação da entrada de Sines, incluindo ciclovia e canal pedonal, com início do parque de merendas, para garantir um acesso confortável dos munícipes ao Pavilhão Multiusos e à zona comercial.

Outra obra prioritária a candidatar no âmbito do PEDU é a reabilitação do espaço público da Rua Marquês de Pombal e da Praça da República (Rossio), operação destinada a disciplinar o trânsito, a melhorar a circulação pedonal e a promover a valorização urbana e comercial destas áreas.

A autarquia também irá candidatar a criação do projecto da Estação da Mobilidade, que consiste na transformação da antiga estação de caminhos de ferro no novo interface de Sines, deslocando para aí a estação rodoviária e o posto de abastecimento de carros eléctricos, entre outras valências ligadas à mobilidade. Paralelamente, pretende-se reabilitar o arruamento que liga a estação ao Rossio, privilegiando a circulação pedonal.

A reabilitação do espaço público do Bairro 1.º de Maio é outra operação prevista no PEDU de Sines. O objectivo é melhorar significativamente as condições de vida urbana deste espaço e estimular os residentes a criarem os seus condomínios, para poderem assim agir directamente na recuperação das áreas comuns, algumas delas em estado avançado de degradação.

A reabilitação do Mercado Municipal também está prevista no conjunto de operações integradas no PEDU, sendo objectivo da autarquia a modernização do espaço do mercado e da sua envolvente, diversificar a actividade comercial e criar um novo centro de dinamização da actividade económica local.

A autarquia vai ainda candidatar no âmbito do PEDU várias intervenções no centro histórico, incluindo a criação de um parque de estacionamento junto ao viaduto da descida para a Ribeira, com ligação ao elevador dos Penedos da Índia, e a reconfiguração do Largo / Jardim da Boavista.

Os projectos de intervenção no espaço público do centro histórico serão acompanhados por incentivos financeiros à reabilitação das habitações pelos seus proprietários.

No âmbito destes fundos e na qualidade de proprietária, a Câmara Municipal de Sines promoverá a reabilitação das habitações municipais localizadas na Praça da República e algumas no centro histórico que façam também parte do seu património.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s