Iniciativas Paralelas: FMM para além dos Concertos.

criancas_atelies_1_980_2500.jpg

Tal como sempre acontece, ao programa de concertos do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo acresce em 2016 um programa de iniciativas paralelas.

Nos dias 22 e 23 de julho, às 18h00, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo, José Braima Galissá, mestre guineense do kora, anima os fins de tarde.

Entre 25 e 28 de julho, entre as 14h00 e as 17h00, decorre, no Centro de Artes de Sines e na Escola das Artes do Alentejo Litoral um workshop de construção de instrumentos e formação musical por Paulo Morais e Marco Santos. O workshop tem uma apresentação pública no dia 29, às 16h30, no Pátio das Artes. Mediante inscrição no Centro de Artes.

A programação para crianças volta a contemplar ateliês com músicos do festival, no Pátio das Artes, às 11h00: Alibombo (dia 26), Danyèl Waro (dia 27), Bixiga 70 (dia 28), Bitori (dia 29) e Sebastião Antunes (dia 30). Mediante inscrição no Centro de Artes.

Também para crianças e respetivas famílias, acontecem duas iniciativas na blackbox do Centro de Artes, no dia 26 de julho, ambas criadas e interpretadas por Catarina Moura e Luís Pedro Madeira: às 10h00, realiza-se o concerto de músicas do mundo “Mundo ao Colo”, para bebés e crianças dos 0 aos 47 meses; às 16h00, “Costurar Cantigas e Histórias” é uma performance artística para crianças dos 3 aos 10 anos. Mediante inscrição no Centro de Artes.

Ainda para crianças e famílias (embora todos possam participar), acontecem este ano, pela primeira vez, visitas-guiadas aos bastidores do festival. A iniciativa chama-se “O Outro FMM” e decorre nos dias 29 e 30 de julho, às 15h00. Mediante inscrição no Centro de Artes.

De 27 a 30 de julho, às 16h00, no Pátio das Artes, realiza-se mais uma edição das sessões de contos “Contos de Tantos Mundos”. Este ano são convidados os contadores Matia Losego (dia 27), Elsa Serra (dia 28), Rodolfo Castro (dia 29) e Ana Sofia Paiva (dia 30).

No dia 28, às 15h00, o auditório do Centro de Artes recebe a projeção do documentário“Mar de Sines”, sobre os pescadores de Sines, uma produção do município de Sines, com apoio de fundos PROMAR / Fundo Europeu das Pescas.

Nos dias 29 e 30 de julho, às 16h00, no átrio do Centro de Artes, o festival e a livraria A das Artes proporcionam encontros com dois escritores: Raquel Ribeiro, autora de “Este Samba no Escuro”, no dia 29, e José Manuel Castanheira, cenógrafo de referência, no dia 30.

Entre 27 e 30 de julho, entre as 17h00 e as 02h00, a Capela da Misericórdia recebe a Feira do Livro e do Disco, com a parceria da livraria A das Artes e da VGM.

Durante o festival, a cenógrafa belga Isabelle van Oost fará intervenções cenográficas no auditório do Centro de Artes e no Pátio das Artes.

O público que venha a Sines para o festival poderá ainda visitar as duas exposições incluídas no projecto Verão Arte Contemporânea em Sines 2016: “Travessa da Ermida a Sul”, no Centro de Artes de Sines, e “4 Fotógrafos de Moçambique”, no Centro Cultural Emmerico Nunes.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s