Litoral Alentejano sem profissionais de saúde

Utentes do Litoral Alentejano denunciam a falta de profissionais de saúde na região. Serão necessários mais de 180 médicos e enfermeiros para satisfazer as necessidades da população.

surgery-676385_960_720

O Litoral Alentejano é das zonas do país com maior número de utentes sem médico de família atribuído. Dos cem mil utentes da região, cerca de 30 mil não terão médico de família.

A situação vem-se arrastando no tempo e gerou, na última quinta-feira, a constituição de uma Plataforma em defesa do Serviço Nacional de Saúde, com o papel de coordenar as comissões de utentes que já existiam.

O facto de haver especialidades no Hospital do Litoral Alentejano com apenas um médico, como são o caso da cardiologia, gastroenterologia e ginecologia, gera elevados tempos de espera para cirurgias e consultas. Só para oftalmologia existem mais de três mil utentes em lista de espera. Simultaneamente, a plataforma denuncia que as utentes grávidas do concelho de Alcácer do Sal têm que fazer mais de cem quilómetros para realizar o exame de cardiotocografia (CTG).

Estima-se que serão necessários mais de 180 profissionais na Unidade Local de Saúde para responder adequadamente às necessidades da população. Neste valor estão considerados 15 médicos de família e 15 enfermeiros para os cuidados de saúde primários; cerca de 80 médicos e entre 70 e 80 enfermeiros para o Hospital do Litoral Alentejano. Perante a falta de profissionais, a receita aplicada até agora passa pela contratação de profissionais através de empresas de trabalho temporário.

A plataforma alerta ainda para a necessidade de se ampliar o serviço de urgência, de modo a possibilitar a criação de mais gabinetes para médicos, tanto para urgência geral como para pediatria.

 

Notícias de Sines com Abrilabril.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s