7º mais caro iate do mundo em Sines.

yas-yacht-01.jpg

Depois do «Radiant», foi agora a vez do «Yas». Primeiro, o 7º mais caro iate do mundo, avaliado em 258 milhões de euros, agora o 6º mais caro, que deverá rondar os 300 milhões de euros. Ambos passaram pelas águas alentejana nos últimos dias, tendo estado atracados no largo da baía comercial do Porto de Sines.

O «Radiant», com 365 pés de comprimento (cerca de 110 metros, o comprimento de um campo de futebol) e com 19 de largura máxima, tem heliporto, armas sónicas e jactos de água capazes de afundar qualquer embarcação que se aproxime.

Antes de chegar a Sines, esteve fundeado no porto de Portimão, proveniente de Ibiza. Acomoda 16 passageiros, servidos por uma tripulação de 44 pessoas.

Pertenceu a Boris Berezovsky, o milionário russo encontrado morto em 2013, que antes o vendeu ao actual proprietário, Abdulla Al Futtaim, o 4º mais rico dos Emirados Árabes Unidos.

Abdulla Al Futtaim ocupa ainda a posição número 549 no ranking dos mais ricos do mundo e a sua fortuna está avaliada em mais de 2,8 mil milhões de euros, segundo a revista Forbes. A sua fortuna provém de negócios de distribuição das marcas de automóveis Toyota e Honda nos Emirados Árabes Unidos, assim como franchisings do Ikea, Toys ‘R’ Us, entre outros.

Quanto ao «Yas», é propriedade do xeque Hamdan bin Zayed Al Nikh al Nahyan, quarto filho do falecido emir do Abu Dabi e fundador dos Emirados Árabes Unidos. É meio irmão do actual emir. Já foi ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros dos EAU. O iate deve ter sido baptizado com o nome do seu filho Yas bin Zayed Al Nahyan.

O «Yas» tem 141 metros de comprimento (463 pés) e foi entregue ao seu dono em 2013. Foi construído nos estaleiros de Abu Dabi, usando como base o casco de uma antiga fragata da marinha real holandesa. Tem acomodações para 60 passageiros, com uma tripulação de 56 pessoas.

O seu casco foi combinado com uma estrutura de vidro, o que lhe dá um aspecto muito futurista. Está equipado com heliporto, spa, zona de lazer, entre muitas outras comodidades.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s