Associação Zero: Central EDP de Sines considerada das mais poluentes.

image (1)

Foto: Arquivo Global Imagens

A Central Termoeléctrica de Sines é a unidade que mais polui o ar em Portugal, segundo a Associação Zero. A Associação Sistema Terrestre Sustentável – Zero analisou os dados obtidos pela Agência Europeia do Ambiente  para as instalações em Portugal e fez dois ‘rankings’. Nas emissões atmosféricas, a lista tinha 280 instalações e um total de 29 poluentes, e no meio aquático, foram avaliados dados de 56 instalações para 27 poluentes. De acordo com Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO, no que respeita ao ar, a Central Termoeléctrica de Sines, da EDP, ocupa o primeiro lugar, seguida de duas fábricas de pasta de papel, da Portucel, em Setúbal e Cacia, respectivamente, depois a Unicer, em Leça do Balio, e em quinto lugar uma cimenteira, da Cimpor, em Alhandra.
Ainda na poluição atmosférica, seguem-se outras indústrias na área da refinação -a Petrogal-, novamente a pasta de papel, madeiras e alimentação animal.
Quanto à poluição dos recursos hídricos, a ETAR da Ribeira dos Moinhos ocupa o terceiro lugar, sendo a primeira a ETAR de Matosinhos [Porto], em segundo a de Alcântara, em quarto a Sanest, na Costa do Estoril, e em quinto lugar a ETAR Norte, do sistema SIMRIA, em Aveiro. De acordo com Francisco Ferreira, a central de Sines “é uma instalação extremamente significativa em termos de poluição do ar e ocupa a primeira posição nas emissões de dióxido de carbono, de fluoretos e de compostos inorgânicos de flúor e de mercúrio”, descreveu.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s