China deseja contruir o 2º Terminal de Contentores de Sines

termin10.jpg

A intenção de construir um segundo terminal de contentores em Sines não é nova.  E até foi um outro governo socialista a ter essa intenção. António Costa na China será o primeiro passo para lançar o projecto de vez? 

Na visita oficial de António Costa à China, foi assinado um memorando de entendimento entre o Haitong Bank China Development Bank (CDB) e o AICEP para tentar atrair investidores chineses para investirem em Sines. O acordo assinado pelas três partes, que inclui o Presidente do AICEP Miguel Frasquilho e o líder do Haitong Bank, José Maria Ricciardi prevê a atracção de empresas industriais e de logística para Sines, sendo que o CDB e o Haitong comprometem-se na promoção do projecto de Sines junto da sua base de clientes asiáticos, em particular clientes chineses, que pretendem expandir a sua actividade para a Europa, no quadro da política de internacionalização da economia chinesa. Por outro o AICEP promete dar informação sobre oportunidades de investimento e a avaliar novos projectos com vista ao investimento por parte desses mesmos clientes.

Qual o verdadeiro interesse deste memorando?

Faz parte do novo plano de internacionalização da China. O objectivo é fazer chegar a Sines através de porta-contentores produtos chineses semi-acabados, fazer terminar a produção em Portugal ou outro parceiro europeu e conseguir a certificação “Made In UE”.

E como se chega ao Terminal 2 em Sines?

A implementação de um novo terminal de contentores irá depender muito de futuros investimentos. Certo é que ainda há espaço e infraestruturas para corresponder a esses investimentos e interesse. Parece sobretudo,  que ao dar a oportunidade, através deste memorando de entendimento para projectar a ZILS ( Zona Industrial e Logística de Sines ), mete o consórcio Haitong/CDB na pole position para o avanço do Terminal 2. Mas tal só irá acontecer de facto, se este memorando de entendimento funcionar quase na perfeição.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s