“Mar de Sines” no Leste Europeu

ekofilm_1_980_2500.jpg

Depois de vencer o prémio de “Melhor Filme Etnográfico” no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, Brasil, o documentário que mostra a herança piscatória de Sines continua a viajar pelos festivais internacionais dedicados à tradição e ao património imaterial. A escala mais recente do filme “Mar de Sines” foi o festival Ekofilm, que decorreu de 13 a 15 de outubro, em Brno, na República Checa.

Já na sua 42.ª edição, o Ekofilm é um dos festivais de cinema mais antigos baseados no ambiente. Ao festival de 2016 concorreram 1500 filmes, tendo ficado selecionados apenas 20, 10 na categoria “Ambiente” e 10 na categoria “Património”, sendo nesta segunda categoria que “Mar de Sines” esteve representado.

O filme dedicado aos pescadores de Sines foi apresentado à audiência do festival, a membros do Instituto Camões em Praga e a estudantes universitários checos que estão a aprender português em Brno.

A comitiva de Sines na República Checa foi composta pelo realizador, Diogo Vilhena, pelo produtor, António Campos, e pelo responsável pelo Museu de Sines, Ricardo Pereira. Os custos da deslocação foram suportados pela organização do festival e pela Câmara Municipal de Sines, com o apoio da Mútua dos Pescadores e da empresa EmViagem.

O próximo festival em que “Mar de Sines” vai aportar chama-se Zero Plus, a realizar em Tyumen (Sibéria, Federação Russa), de 27 de novembro a 3 de dezembro, tendo como destinatário o público juvenil.

Paralelamente, está a iniciar-se a exibição do filme para turmas de todos os níveis de ensino das escolas de Sines.

Produzido pela Câmara Municipal de Sines, o documentário “Mar de Sines” representou um investimento de €41 413,32, cofinanciado em 75% pelo PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013 / Governo de Portugal – Ministério da Agricultura e do Mar / Fundo Europeu das Pescas / União Europeia. A ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejo foi o parceiro gestor do GAC Além Tejo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s