António Zambujo, uma das vozes mais aclamadas da música em língua portuguesa, actua no Pavilhão Multiusos de Sines, no dia 25 de novembro, às 21h30. O concerto, organizado pela Câmara Municipal de Sines, será um dos pontos altos das comemorações do Dia do Município.
Desde cedo, António Zambujo tem traçado o seu percurso entre duas escolas musicais, o fado e o cante alentejano, criando uma sonoridade singular.
Nasceu em 1975, em Beja, onde deu os primeiros passos na música. Mais tarde foi para Lisboa.
Em 2002, lança o seu disco de estreia, “O Mesmo Fado”, com composições desenhadas por si e fados de reportórios clássicos.
Debruça-se sobre o Cancioneiro de Beja em 2004, para o lançamento de “Por Meu Cante”, o disco que o levou à sua primeira digressão internacional.
A primeira edição discográfica internacional chega em 2007, com “Outro Sentido”.
Conquista territórios como França e o Brasil, merecendo o reconhecimento de Caetano Veloso: “Quero ouvir mais, mais vezes, mais fundo (…) É de arrepiar e fazer chorar”.
António Zambujo aprofunda a travessia para o Brasil em 2010 com “Guia”, um álbum unanimemente aclamado pela crítica.
“Quinto” traz canções como “Lambreta” ou “Flagrante”, que projetam António para o “domínio público”.
Já em 2014 lança “Rua da Emenda”, com colaboradores habituais como Miguel Araújo, com quem tem actuado em dueto para milhares de espectadores por todo o país.
Acaba de lançar o disco “Até Pensei que Fosse Minha”, homenagem a Chico Buarque.
A entrada para o concerto é gratuita mediante levantamento de bilhete no Centro de Artes de Sines (limite de 2 bilhetes por pessoa). Os bilhetes estarão disponíveis brevemente.