Lobos do Mar ensinam Crianças a fazer nós de Marinheiro

nos1_1_980_2500.jpg

O que fazem dois antigos pescadores e um reformado da marinha nas escolas de Sines? Ensinam aos mais novos a engenhosa arte dos nós de marinheiro, pretexto para encontros intergeracionais que trazem aos mais novos a experiência de contactar, em carne e osso, com verdadeiros lobos do mar de Sines.

“Nós do mar”, ateliê de confecção de nós de marinheiro, é uma das actividades do Mar & Arte, projecto do Centro de Artes de Sines em que estão a participar 872 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

António Ramos Fernandes e João Duarte Louzeiro, pescadores reformados, e Manuel Joaquim Jones, antigo marinheiro, frequentam os espaços seniores municipais e foi aí que o Serviço Educativo e Cultural os foi convidar para este projecto.

Mas o projecto Mar & Arte não são apenas nós. Trata-se de um projecto de continuidade que surge na sequência de outro projecto – designado Terra & Arte, levado a cabo no último ano lectivo com o objetivo de sensibilizar as crianças para o património natural, material, imaterial, cultural e humano do litoral alentejano.

Artes plásticas, cinema, desenho, fotografia e literatura são outras áreas em que, até ao final do ano lectivo, crianças do concelho com idades entre os 3 e os 10 anos vão explorar as ligações com a herança e o presente marítimo de Sines.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s