Falta um mês para a chegada dos grandes veleiros à Sines

28veleiros_1_980_2500.jpg

De hoje a um mês, no horizonte da cidade de Sines já se poderão vislumbrar as velas de alguns dos mais belos veleiros do mundo, participantes no Sines Tall Ships Festival 2017. Durante quatro dias, de 28 de abril a 1 de maio, a terra de Vasco da Gama será a capital marítima de Portugal e o palco da celebração de uma das mais épicas aventuras humanas: as navegações transoceânicas.

Entre os veleiros que vão atracar nos terminais do porto de Sines, o público poderá visitar cinco embarcações que são ícones da marinha portuguesa: Caravela Vera Cruz, Sagres, Santa Maria Manuela, Zarco e Polar. Na lista de 20 veleiros já inscritos constam também os imponentes Amerigo Vespucci (Itália), Christan Radich (Noruega), Nadezhda (Rússia) e Wylde Swan (Holanda).

Em Sines, os veleiros ficarão abertos ao público em três terminais do Porto de Sines: porto de recreio, Clube Náutico e terminal multipurpose (também conhecido como “terminal do carvão”). Junto a esses terminais, em terra, será criado um recinto com um palco para concertos e DJs, actividades para crianças e “street food”.

O programa de animação será contínuo e diversificado. Entre os pontos altos estarão o desfile de tripulantes, ao final da tarde sábado, dia 29, e o espetáculo de fogo de artifício, ao final da noite de domingo, dia 30. Todas as visitas e iniciativas culturais são de entrada livre.

O Sines Tall Ships Festival é uma etapa da RDV 2017 Tall Ships Regatta, que tem início em Greenwich, no Reino Unido, e vai passar por sete destinos: Sines (Portugal), Las Palmas (Espanha), Bermudas, Boston (EUA), Quebec (Canadá), Halifax (Canadá) e Le Havre (França). A regata está integrada nas comemorações dos 150 anos da Confederação do Canadá e percorrerá 7000 milhas náuticas.

Continuam abertas as inscrições para embarcar nos veleiros, uma oportunidade para adultos e jovens a partir dos 15 anos.

A APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela e a Sail Training International são as entidades responsáveis pela organização técnica da regata. O Sines Tall Ships Festival é uma organização conjunta da ERT – Turismo do Alentejo, da Câmara Municipal de Sines e da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, com a parceria da APORVELA.

O evento é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), no montante de investimento de 502 945,49 euros e montante de apoio de 390 788,65 euros. O evento insere-se no projeto Alentejo Eventos XX – Promoção e Marketing, que visa afirmar a região Alentejo como destino turístico diferenciado e inovador, através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atração regional, nacional e internacional de visitantes.

Informação em atualização no site www.SinesTallShipsFest.com.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s