Governo abre armazenagem de gás em Sines à concorrência

img_817x460$2017_04_18_20_04_35_307420

Por despacho já anunciado em Março e publicado na passada terça-feira em Diário da República, e entrada em vigor imediata, o Governo decidiu declarar “o interesse público” das instalações “de armazenamento e transporte por conduta” de gás detidas pela Sigás e Pergás, em Sines e Perafita (Matosinhos), respectivamente.

Ao fazê-lo, cumprindo o anunciado em Março último e a proposta da ENMC – Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis, o executivo pretende adicionar concorrência ao mercado de gás de botija, permitindo que outros operadores tenham acesso às infra-estruturas de armazenagem, reduzindo os seus custos. E, teoricamente, que a oferta aumente e os preços baixem no gás de botija, utilizado pela “maioria dos portugueses” – 2,6 milhões de famílias, segundo os dados oficiais. E cumpre a recomendação da Autoridade da Concorrência, previamente consultada, que há três meses alertou para a excessiva concentração do segmento de actividade em Portugal, num relatório então divulgado.

“A Galp detém uma capacidade total de armazenamento de 68.000 toneladas de GPL, distribuídas pelas seguintes instalações: 10.000 toneladas na refinaria de Sines, 7.500 toneladas na refinaria de Matosinhos, 9.400 toneladas no parque de Aveiras da CLC e 6.100 toneladas no parque de Perafita da Pergás”, adianta a Galp no seu site.

No gás de botija, explica ainda a empresa, “as garrafas são entregues aos cerca de 210 revendedores, que estão distribuídos por todo o território nacional e que por sua vez os distribuem a revendedores de segunda linha, a cerca de 700 estações de serviço e a mais de 17.000 pontos de venda”. “No caso do granel, o produto é entregue em reservatórios, que podem ser aéreos ou enterrados” da “Galp ou dos seus clientes”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s