Verão Arte Contemporânea em Sines: Estação Vernadsky

980_vernadsky_1_980_2500.jpg

15 JUL-15 OUT, 14h00-20h00 (dias úteis) / 14h30-20h00 (sábado, domingo e feriado) @ Centro de Artes & Centro Cultural Emmerico Nunes. Org. CMS / CCEN

O público que visite o FMM encontrará em Sines uma exposição de arte contemporânea apresentada em parceria pela Câmara Municipal de Sines e pelo Centro Cultural Emmerico Nunes.

Estação Vernadsky é um projeto de residência artística, proposto por Soraya Vasconcelos e Susana Gaudêncio. O seu ponto de partida foi o pensamento de Vladimir Vernadsky (1863-1945). Este geoquímico russo considerava a tecnologia uma extensão da vida, algo “natural”, portanto, e não “artificial”. Levando estas ideias às suas últimas consequências, argumentava que a inteligência humana introduziu uma nova complexificação da realidade, gerando uma nova esfera: a nooesfera (esfera coletiva da mente).

As suas ideias convocam noções pertinentes, quer para o contexto de Sines, quer para o momento presente, tais como o Antropoceno, termo utilizado para referir o atual período geológico, no qual a ação do homem é fator determinante – conceção muito relevante numa cidade industrial como esta.

Trabalhos de Mafalda Santos, Ricardo Pistola, Sara Santos, Soraya Vasconcelos, Susana Gaudêncio, Manuel Mesquita (Garcia da Selva) e Ana Teresa Ascensão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s