CGD tenta recuperar fábrica da Artlant

img_817x460$2017_05_02_19_18_23_308396.jpg

A Caixa Geral de Depósitos está à frente do processo que tenta viabilizar a fábrica da Artlant, que entrou em insolvência. Tendo chegado a estar exposto em 520 milhões de euros, montante já totalmente reconhecido como perdido, o banco procura, a par da AICEP, uma solução para a infra-estrutura da indústria petroquímica.

Na conferência de imprensa da semana passada, o presidente da instituição financeira, Paulo Macedo, não se estendeu sobre a situação, assegurando que a exposição está reduzida “a zero” e que espera desenvolvimentos no caso.

A dívida de 520 milhões de euros que a CGD reclamava em 2015 (75% do total), no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER), estava garantida pelo penhor das acções da Artlant e a hipoteca sobre a superfície e o equipamento. Na prática, a Caixa tinha – e tem – a palavra final. Isso mesmo é admitido, oficialmente, pela AICEP, que diz estar a acompanhar “os recentes desenvolvimentos, liderados pela CGD”.

A AICEP reclamou, no PER de 2015, 33 milhões de euros à Artlant. “O crédito da AICEP resulta do contrato de investimento assinado com a empresa”, indica a assessoria de imprensa da agência. O projecto recebeu do Governo de José Sócrates o estatuto de projecto de potencial interesse nacional (PIN) em 2005. Contudo, houve dificuldades para executá-lo, e em 2015 veio o PER. O plano falhou e a Artlant entrou em insolvência, a pedido de um credor, na semana passada.

“A AICEP mantém-se empenhada, agora no quadro do processo de insolvência, em trabalhar em conjunto com a CGD para encontrar uma solução que permita a continuidade e viabilidade da operação da fábrica, inactiva desde Outubro de 2015”, indica a mesma fonte.  A assembleia de credores está agendada para 19 de Setembro.

As opções passam por procurar interessados em entrar na fábrica, que tem a infra-estrutura montada. A unidade, que pertencia à La Seda, produz ácido tereftálico purificado (PTA), matéria-prima nos têxteis e  embalagens.

Foto: Manuel Baltazar

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s