Lançamento do novo romance de Francisco Pacheco do Ó

gfopacheco_1_980_2500

“O Despontar do Elefante com Pés de Barro”, novo romance de Francisco Maria do Ó Pacheco, “traz a história do povo de Cineto, no Litoral Alentejano, dos seus trabalhadores, particularmente pescadores, e dos anos que passam de 1968 até 1974. Ao longo do tempo, registam-se vários conflitos, tanto políticos como económicos. Por um lado, as ilusões provocadas pela chamada Primavera Marcelista, as divisões na Oposição Democrática e todo o debate que isso provocou; por outro lado, a construção de um grande complexo industrial, com a refinaria e os acessos envolventes, que expropriou terras, destruiu casas e originou profundas transformações na vida da vila.

Por detrás dos acontecimentos na vila, ao longo do livro vão saltando informações sobre a situação política nacional e internacional, com referências à guerra colonial, à guerra do Vietname, a «eleições», ao Congresso da Oposição Democrática, à criação do Expresso, e também, com grande enfoque, ao Partido, ao Avante!, à sua organização e à sua luta.

O livro, que termina com os acontecimentos imediatamente posteriores ao 25 de Abril de 1974, é sobretudo um retrato histórico e social do período. Sendo ficção, é na sua historicidade que se encontra a maior riqueza, ao acompanhar cronologicamente os acontecimentos da altura, sempre com a preocupação de o fazer  pela perspectiva de quem trabalhava e vivia no Litoral Alentejano.”

Centro de Artes de Sines – Biblioteca (Átrio) |Hoje | 17h30 | Para público em geral

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s