ULS do Litoral Alentejano vence 12.º Prémio de Boas Práticas em Saúde

NBR_9507er.jpg

“É um grande incentivo para toda a equipa que, apesar da falta de recursos humanos, conseguiu a sua implementação”. A reacção é de Adelaide Belo, coordenadora do projecto “Utilizadores Frequentes do Serviço de Urgência – A Gestão de Caso Como Modelo de Intervenção” da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), que recebeu o 1.º Prémio da 12.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde.

A iniciativa, que decorreu na passada quarta-feira, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, é organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), em parceria com a Direção-Geral da Saúde, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e as administrações regionais de saúde. Tem ainda a colaboração da Direção Regional da Saúde dos Açores e da Secretaria Regional da Saúde da Madeira.

A receber o prémio esteve Adelaide Belo (internista, coordenadora do Programa de Gestão de Caso), Vitor Gomes e Hugo Mendonça (enfermeiros, Centro Saude de Odemira), Miguel Soares (enfermeiro, Centro Saude Sines), Susana Matos (enfermeira, Centro Saude de Santiago Cacem) e Anabela Encarnação (enfermeira, Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano).

“Fazer a ponte entre os diferentes níveis”

Em declarações, Adelaide Belo explica que o projeto da ULSLA foi implementado como forma de “reorganização dos cuidados prestados pelos serviços, numa visão integrada, contínua, de proximidade activa do cuidar em casa, visando as necessidades dos doentes crónicos complexos com multimorbilidade”.

Desta forma consegue-se melhorar o acompanhamento dos utentes, assim como “a estabilização clínica, a redução das idas ao serviço de urgência e os internamentos evitáveis”.
Como explicou, “o gestor de caso é o pivô da coordenação dos cuidados, fazendo-se a ponte entre os diferentes níveis, orientando o doente e a família no sistema”.

A médica salientou ainda que existe “maior partilha de informação entre todos, incluindo doente, e os médicos de família e os de Medicina Interna”.

Na foto a equipa: Adelaide Belo, Vitor Gomes, Hugo Mendonça, Miguel Soares, Susana Matos e Anabela Encarnação

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s