Seca. “Será necessário chover até ao final de abril” para reverter situação

687579.png

É preciso chover durante as próximas semanas para que a situação de seca que o país atravessa se reverta. Quem o defende é Nuno Sequeira da Quercus.

“Vimos de um período de seca já com alguma gravidade”, começa por explicar o responsável, acrescentando que no mês passado já “mais de um terço do território nacional estava em situação de seca severa – sobretudo o Sul do país – e quase metade em seca moderada”. O panorama é grave, defendeu.

Questionado se a chuva que se fez sentir durante o fim de semana poderá de alguma maneira mudar esse cenário, Nuno Sequeira foi claro: “O que esta chuva pode estar a fazer é começar a amenizar a situação”. No entanto, deixou o alerta de que se as condições meteorológicas dos últimos dois dias não se prolongarem “por mais algumas semanas” dificilmente a situação de seca será revertida.

O especialista revelou ainda que a chuva que caiu este fim de semana ajudou a melhorar a camada superficial do solo, o que permitirá dar “alguma frescura ao solo para suportar plantas com raízes mais superficiais”. Mas voltou a frisar que esta chuva ainda “é algo muito incipiente”.

Algumas estimativas “dão conta de que seria necessário chover no mês de abril o dobro da média habitual para que o país” mudasse esta situação de seca, sublinhou. Feitas as contas, para reverter o panorama actual “será necessário chover até ao final deste mês”, ou seja “mais três semanas de chuva”.

No entanto, mesmo que a chuva continue, Nuno Sequeira não está muito optimista de que isso venha a resolver todos os problemas. Segundo o especialista a chuva não cai de forma homogénea em todo o país e, por isso, vão sempre existir algumas zonas do território – como o Alentejo e Trás-os-Montes – em que mesmo que chova o dobro do normal, os impactos da seca não serão “completamente mitigados”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s