Porto de Sines com ligação à Polónia no âmbito do ‘transhipment’ de GNL

image_gallery.jpeg

Segundo avançou a Revista Cargo, a Ministra do Mar marcou presença no ‘Conselho de Energia UE-EUA, fórum de negócios de Gás Natural Liquefeito, que se iniciou no dia 2 e terminou no 3. em declarações aos jornalistas, à margem dos trabalhos, a governante declarou que Portugal encontra-se a desenvolver projectos com outros países da União Europeia (UE) para o transporte de gás natural liquefeito (GNL).

Fornecimento de GNL: Porto de Sines em conexão com Gdansk

Entres esses países estão a Polónia e a Hungria. «Temos um projecto já a começar a ser concretizado que é com a Polónia, de termos dois portos ligados, o de Sines e o porto principal deles», desvendou a Ministra do Mar. O projecto é útil para a Polónia, uma vez que cria «uma alternativa relativamente ao fornecimento da Rússia, e que permite fazê-lo com uma redução substancial do número de emissões de ácido sulfúrico, partículas e de dióxido de carbono […] e com um custo de transporte que é menos de metade do que são as referências internacionais», explicou.

Cooperação com a Hungria também em análise

O que ganha Portugal com tal projecto? A iniciativa, explicitou a governante, possibilita um estímulo rumo a «mais movimentação para o Porto de Sines, o que quer dizer mais receita, mais emprego», adiantou, citada pelo ‘Dinheiro Vivo’. Portugal estuda também uma cooperação com a Hungria, estando em equação uma ligação mais estreita no contexto da comercialização do GNL.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s