Menos penalizações para funcionários públicos que peçam reforma antecipada.

704566.png

O decreto-lei que cria o novo regime de reforma antecipada para a função pública foi publicado em Diário da República esta terça-feira.

Assim, a partir de outubro, os funcionários públicos que tenham pelo menos 60 anos e que completem pelo menos 40 anos de carreira contributiva já podem pedir a reforma antecipada sem sofrerem o corte do factor de sustentabilidade, algo que já estava previsto para os trabalhadores do sector privado.

O corte do factor de sustentabilidade já vai nos 14,7% para quem se reforme antecipadamente em 2019, uma percentagem que se tem agravado todos os anos, em linha com a esperança média de vida.

No entanto, os funcionários públicos continuam – tal como os do sector privado – a sofrer um corte de 0,5% por cada mês de antecipação em relação à idade normal da reforma, o que dá um total de 6% por ano. Atualmente, a idade da reforma é aos 66 anos e cinco meses – tem subido um mês todos os anos.

Um pensamento sobre “Menos penalizações para funcionários públicos que peçam reforma antecipada.

  1. Leio estas notícias e creio que elas vão induzir em erro os mais desatentos…a verdade é que desaparece uma penalização mas para aqueles que aos 60 anos de idade já tiverem 40 anos completos de descontos… isto é se completar os 40 anos aos 62 ou 63, a aposentação virá com as duas penalizações, o 0,5 por cada mês que falta até atingir a idade legal de aposentação, e ainda o factor de sustentabilidade, que creio é este ano de 14,8%…
    Assim, clarificando: podem pedir a aposentação antecipada, todos aqueles que aos 55 anos de idade tiverem 30 de descontos, mas sofrem duas penalizações, para que não seja penalizado com o factor de sustentabilidade tem que aos 60 anos ter completado 40 de descontos, independentemente da idade que tiver quando pedir a aposentação. Lídia Silvestre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s