Sindicato XXI e PSA Sines assinaram hoje acordo laboral.

41-0

O Sindicato XXI e a PSA/Laborsines assinaram hoje o acordo com as novas tabelas salariais e progressão na carreira dos estivadores e técnicos do departamento da engenharia. A assinatura ocorre após validação do acordo global em plenário no sábado passado.

O acordo entre a empresa concessionária do Terminal XXI, no Porto de Sines sindicato que representa os trabalhadores administrativos, técnicos e operadores pôs fim a um conflito laboral que conduziu a várias paralisações, a última iniciada no dia 12 deste mês e suspensa dias depois para permitir as negociações. A greve, às últimas três horas de cada turno, foi o último recurso do sindicato que recusava assinar “o aumento automático de 7% ao ano”, enquanto a empresa PSA Sines “exigisse uma série de regras e de alterações, caso aplicasse as novas tabelas salariais”.

A “conclusão do processo negocial para a implementação de um acordo que contempla novas tabelas salariais e de progressão de carreira para operadores portuários e técnicos de engenharia” foi anunciada esta terça-feira num comunicado conjunto da empresa PSA/Laborsines e do Sindicato XXI.

Além de “abranger cerca de 90% dos colaboradores” do Terminal de Contentores, o acordo resulta da “preocupação extrema de ambas as partes em obter compromissos que permitam que o Terminal XXI [contentores] cresça de modo sustentável”, referem no documento.

“Conseguimos atingir um ponto de equilíbrio considerado vantajoso para todos”, indicam as duas estruturas, fazendo referência a um “incremento salarial médio de 7% mais inflação” e o “esforço adicional de manter os 20 colaboradores cujo contrato não iria ser renovado” no final deste mês.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s