A fase de construção do troço ferroviário Freixo/Alandroal, do Corredor Internacional Sul, que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia (Elvas), arrancou ontem, com o início da instalação do estaleiro da obra.
Fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP) revelou à agência Lusa que a montagem do estaleiro se segue à assinatura do auto de consignação, cuja cerimónia foi ontem de tarde, em Alandroal, no distrito de Évora.
A cerimónia “foi o acto formal de início das obras”, referiu a mesma fonte, assinalando que, após a assinatura do auto de consignação, será montado o estaleiro e “as obras no terreno começam após esta fase preparatória”.
Segundo a fonte da IP, o contrato para a construção do troço ferroviário Freixo/Alandroal, no valor de 74,7 milhões de euros, foi assinado em Abril deste ano com a MOTA-ENGIL, Engenharia e Construção, S.A., empresa à qual foi adjudicada a obra.
A fonte da empresa pública precisou que o troço Freixo/Alandroal, com uma extensão de 20,5 quilómetros, é o primeiro a entrar em obra dos três que compõem o novo percurso da Linha de Évora: Évora Norte/Freixo, Freixo/Alandroal e Alandroal/Linha do Leste.
O troço Évora Norte/Freixo, no concelho de Redondo, igualmente com 20,5 quilómetros de extensão, foi adjudicado em 11 de Fevereiro, conta com um investimento de 46,6 milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias.