Para combater o bullying nas escolas, o Ministério da Educação vai lançar um plano de combate à pratica, com o objetivo de o eliminar dos establecimentos de ensino. Este plano estará inserido na campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que chegará às escolas e famílias até 20 de outubro, dia em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Bullying, segundo o comunicado enviado.
“O objectivo deste Plano é erradicar o bullying e o ciberbullying nas escolas, enquadrando-os no contexto mais amplo da violência em meio escolar, ajudando a reconhecer sinais de alerta, lançando orientações e capacitando as Escolas para a utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção”, pode-se ler na nota.
Entre várias medidas, o projecto prevê que os diretores comuniquem à tutela os casos que ocorram nas escolas, através de uma plataforma. “Desta forma contorna-se o facto de estes casos não serem considerados uma tipologia de crime”, diz o ministério. Irá também haver um “reforço da sensibilização, junto dos diretores, sobre a importância deste registo, para monitorização do fenómeno”.