Ministra do Mar assina este sábado a duplicação do terminal de contentores de Sines.

copy_of_on_now_5_0

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assina amanhã, sábado, 12 de outubro, pelas 12h30, no Ministério do Mar, em Algés, o quinto Aditamento ao Contrato de Concessão do Terminal XXI do Porto de Sines, entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e o concessionário de Singapura, a PSA Sines. Este contrato viabiliza a nova fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, que implicará um investimento adicional de 547 milhões de euros. Desta forma, a “capacidade instalada do terminal de contentores de Sines aumentará significativamente – praticamente duplica -, e o prazo do contrato de concessão será prolongado por mais 20 anos”, referiu a ministra Ana Paula Vitorino ao Jornal Económico.

A concessão inicial do Terminal XXI, em Sines, foi assinada em 1999, por um período de 30 anos e passará agora para 50 anos, nos termos contratuais do quinto aditamento acordado pela comissão de negociação nomeada pela ministra Ana Paula Vitorino que enquadrou legalmente a terceira fase de expansão deste terminal de contentores da costa alentejana.

O investimento de 547 milhões de euros será concretizado pela PSA Sines na vigência do contrato de concessão alargado, que agora irá até 2049, o que, segundo Ana Paula Vitorino, “incluirá a expansão de 40% na área ocupada, aumentando o cais de acostagem e instalando novos pórticos gigantes e também novos equipamentos de movimentação de contentores”.

As futuras obras da terceira fase de expansão do Terminal XXI vão aumentar a frente de cais para os 1.950 metros, repartidos entre 1.750 metros frontais e mais 200 metros, o que permitirá atracar simultâneamente quatro navios porta-contentores da última geração em Sines.

A infraestrutura de armazenagem também vai aumentar dos 42 hectares existentes para uma futura área total de 60 hectares o que, segundo Ana Paula Vitorino, “praticamente duplicará a capacidade instalada”, passando dos 2,3 milhões de TEU (a unidade-padrão para um contentor com 20 pés de comprimento) para 4,1 milhões de TEU.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s