Bloco de Esquerda questiona Governo sobre futuro dos trabalhadores da central termoeléctrica de Sines.

original (1)

Segundo avança o Expresso, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) endereçou três perguntas aos ministérios do Trabalho, Ambiente e Economia relativamente ao futuro dos trabalhadores da central termoelétrica de Sines, considerando que “têm de ser ouvidos” no processo.

No documento que dará entrada na Assembleia da República, e ao qual a Lusa teve acesso, os bloquistas pretendem saber quais as medidas concretas que o executivo pretende tomar para “articular o processo de encerramento da central de Sines com a empresa e com as estruturas representativas dos trabalhadores”, bem como “que preparação pretende o Governo realizar para responder do ponto de vista social e profissional aos trabalhadores de empresas subcontratadas pela EDP em Sines”.

O BE pergunta ainda “que garantias podem estes trabalhadores ter de que o seu futuro não é o desemprego”.

Em declarações à agência Lusa, a deputada Isabel Pires referiu que “a grande preocupação que tem surgido, especialmente desde o anúncio que foi feito pelo primeiro-ministro no discurso da tomada de posse, teve exatamente que ver com a questão dos trabalhadores”.

De acordo com os “relatos e comunicados dos próprios sindicatos, este anúncio que foi feito para o encerramento em 2023 não foi articulado com os trabalhadores”.

“Falamos de centenas de trabalhadores que, necessariamente, têm de ser ouvidos num processo desta envergadura”, vincou a deputada bloquista, apontando para um universo que poderá rondar “à volta de 500, 600 trabalhadores”.

Assim, e “concordando todos que descarbonização da economia é algo importante e que se deve fazer”, o BE defende que “esse processo tem de ser feito em acompanhamento direto, não só com a própria empresa, com a central, mas acima de tudo com os trabalhadores”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s