Sines é o Município “Mais Azul” do Alentejo

980azul_1_980_2500

Sines foi distinguido com o galardão Município Mais Azul do Alentejo, ou seja, foi o município da região que obteve melhor pontuação nas actividades de educação ambiental associadas ao programa Bandeira Azul na época balnear de 2019.

O galardão, anunciado a 14 de novembro, em Vila Nova de Gaia, foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa e vem reconhecer o investimento da Câmara Municipal de Sines em educação ambiental.

As actividades de educação ambiental são um “critério imperativo” para a atribuição das bandeiras azuis, sendo a qualidade dos programas avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Em 2019, o programa de educação ambiental da Bandeira Azul em Sines incluiu actividades prático-experimentais nas praias onde a bandeira esteve hasteada, desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva do Lousal, com o qual a Câmara Municipal de Sines mantém uma parceria desde 2017.

Fora das praias, realizaram-se várias actividades concebidas pela Câmara Municipal de Sines, entre as quais uma visita à Lagoa da Sancha, guiada pela investigadora M. Alexandra Abreu Lima, onde foram explorados os matos e as camarinhas da costa.

Houve ainda uma ação de sensibilização para promover a segurança e o bom ambiente junto ao mar, uma exposição da Associação Bandeira Azul da Europa sobre os principais resíduos encontrados nas praias e uma actividade intergeracional nos espaços seniores sobre “desplastificação” do nosso quotidiano.

Finalmente, realizou-se uma acção de limpeza da praia da Costa do Norte (Canto Mosqueiro), com monitorização do lixo marinho recolhido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s