Portugal e Holanda negoceiam consórcio para construção de fábrica de hidrogénio em Sines

Caloric-Products-H2GenerationPlant-SteamReforming-Overview.jpg

Portugal está numa posição favorável para se tornar num país produtor de hidrogénio, tendo em conta que o sol é a principal fonte de energia para alimentar uma “super fábrica” de hidrogénio “verde” a ser construída em Sines. A notícia, avançada pela TSF, refere que um grupo holandês tem nas mãos um relatório para os planos de construção de uma fábrica de eletrólise avaliada em 600 milhões de euros, para o suporte de uma central solar de 1 Gigawatt, o equivalente ao consumo de energia de um milhão de casas.

Quem está na frente do processo é o secretário de Estado da Energia, João Galamba que refere a importância do hidrogénio como fonte de energia economicamente viável, com um custo abaixo dos 20-25 dólares por megawatt hora. No último leilão português de energia solar, o secretário de Estado conseguiu arrematar lotes de 14,7 euros por megawatt hora, destacando a posição favorável do país para se tornar um produtor de hidrogénio.

As condições climatéricas de Portugal, relativamente ao sol, é um argumento de peso para convencer sobretudo os países do norte da europa, dependentes do hidrogénio, de que Portugal tem a capacidade de gerar eletricidade com custos que tornam viável a produção dessa energia.

Segundo João Galamba, vai nascer em Sines “um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão autoconsumo, que baixa ainda os custos de produção de eletricidade porque tem isenções de tarifas de acesso à rede”. Adianta ainda que o Estado tem terrenos públicos que só podem ser utilizados em projectos industriais, o que se tornará um factor para baixar os custos de produção de hidrogénio.

O plano é atrair grandes empresas nacionais para o projecto, na área do gás, logística e transportes. O secretário de Estado da Energia pretende montar um consórcio industrial de grande escala para mostrar que Sines, tradicionalmente produtora de energias fósseis, consegue migrar e valorizar o seu porto como entreposto exportador de hidrogénio “verde”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s