Porto de Sines arranca com projecto ‘A pesca por um mar sem lixo’

52aca9a396e95f5f9e8cc66b02b46275_L.jpg

O projecto “A pesca por um mar sem lixo” arrancou dia 4 no Porto de Sines, com o objectivo de reduzir os resíduos no mar, através do apoio à adopção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores, promovendo a valorização e reciclagem desses resíduos.

O projecto conta, no arranque, com a adesão de 36 embarcações e tem como produtores parceiros a Associação dos Armadores de Pesca do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Cooperativa de Pesca Geral do Cenyro (OPCentro), a Cooperativa de Armadores de Pesca Artesanalpesca, a Sesibal Coop Pesca e a Vianapesca OP – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo.

São ainda parceiros locais do projeto o município de Sines, a AMBILITAL e a FOR – MAR.

“A pesca por um mar sem lixo” é uma iniciativa do Ministério do Mar que está a ser desenvolvida pela Docapesca em parceria com a APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

O projecto já foi também implementado em Peniche, Ilha da Culatra, Aveiro, Figueira da Foz, Póvoa de Varzim, Sesimbra, Setúbal, Matosinhos, Sagres, Rio Arade, Quarteira, Olhão e Nazaré.

Ao promover a recolha selectiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua recepção em terra, este projecto, vem unir pescadores e portos na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s