Roteiro da Descentralização passou pelo Litoral Alentejano.

980cimal_1_980_2500.jpg

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, reuniu-se, no dia 8 de janeiro de 2020, nas instalações da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, com os presidentes dos municípios de Sines, Grândola, Alcácer do Sal, Odemira e Santiago do Cacém. O encontro contou ainda com a presença do secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.

A reunião aconteceu no âmbito do processo de descentralização, marcando o arranque do Roteiro para Descentralização, sob o mote “Portugal Mais Perto”, que pretende promover um trabalho colaborativo e de proximidade entre o estado central e o poder local nas 21 comunidades intermunicipais do país.

Durante o encontro, os presidentes puderam apresentar questões e manifestar as suas preocupações sobre os temas abordados, designadamente em relação à descentralização de competências do governo para as autarquias, tal como prevista nos diplomas setoriais, aprovados com base na Lei-Quadro da Descentralização.

A informação recolhida no âmbito do Roteiro para Descentralização vai constituir-se como um importante contributo para a agilização no terreno do processo de descentralização, criando as condições financeiras, operacionais, de recursos humanos e materiais que permitam que em 2021 os municípios possam assumir plenamente todas as suas novas competências.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s