Fim do carvão em Sines depende de novas barragens no Tâmega.

original (1)

Segundo avança o jornal online Eco, durante a visita às obras de construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que está a ser desenvolvido pela espanhola Iberdrola em Ribeira de Pena, o primeiro-ministro António Costa disse esta terça-feira que o encerramento da Central de Sines – depende directamente da entrada em funcionamento das três novas barragens no norte do país.

“Fixámos o objectivo e o calendário de desactivação durante esta legislatura das duas centrais a carvão que ainda utilizamos. Fizemos depender o encerramento da última central a carvão em Sines, da conclusão e entrada em funcionamento deste centro electroprodutor. Só em 2023 encerraremos a de Sines, porque só aí podemos contar para a segurança energética do país com o pleno funcionamento do complexo do Tâmega”, dexlarações resumidas de António Costa.

De acordo com António Costa, a obra na qual a Iberdrola investirá 1500 milhões de euros até 2023 “vai produzir 4% do consumo nacional, vai ser responsável por 6% da capacidade de produção a nível nacional, e terá capacidade de armazenamento para manter a segurança do consumo, o que permite cumprir com confiança a meta de encerramento das centrais a carvão”.

Além do primeiro-ministro, também o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, visitou esta terça-feira, 28 de janeiro, o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, em Ribeira de Pena. Trata-se de um dos maiores projectos hidroelétricos em Portugal, formado por três barragens e três centrais hidroelétricas. Duas das barragens estarão situadas no rio Tâmega (Daivões e Alto Tâmega) e a terceira no rio Torno (Gouvães).

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega, cujas obras estarão concluídas até 2023, representa um investimento total 1.500 milhões de euros. Com os seus 1.158 MW, aumentará em 6% a potência instalada em Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s