Deco alerta para fraudes relacionadas com a covid-19. Veja como se proteger.

728660

A Deco Proteste lançou um comunicado a enumerar várias das burlas e esquemas fraudulentos que têm surgido com o aumento exponencial de casos de covid-19 em Portugal, como aplicações falsas e curas milagrosas, com o intuito de aceder aos dados dos cidadãos.

“Os burlões têm noção de que pessoas preocupadas tendem a agir com impulsividade. Mais facilmente, em momentos de incerteza, como aquele em que vivemos, cedem à tentação de carregar num link que lhes acene com respostas”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

“Os autores destes estratagemas aproveitam-se do facto de muitas empresas e organismos do Estado terem necessidade de, nesta fase, comunicarem com os seus utentes e consumidores, para tentarem espalhar mensagens fraudulentas no meio de outras fidedignas. Usam as comunicações oficiais e fazem réplicas para ludibriarem os mais incautos”, aponta a Deco Proteste.

Alguns dos esquemas fraudulentos conhecidos pela associação são “campanhas de angariação de fundos para combate à doença, testes de despiste do covid-19, plataformas de informação sobre evolução da pandemia e campanhas de vacinação comparticipadas pelo SNS.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s