Portugal afasta-se da linha do pesadelo da covid-19.

Screenshot_20200402-112357_Chrome

A covid-19 chegou há um mês e o centésimo caso há 20 dias. A comparação com Itália e Espanha no mesmo momento do surto é animadora, mas o jogo ainda nem ao intervalo chegou.

A 2 de março, os dois primeiros casos de covid-19 foram anunciados em Portugal. Daí para a frente, a vida do país nunca mais foi a mesma, com mudanças profundas e graduais que à boleia da implementação do estado de emergência limitaram a circulação e o modo de vida, numa dimensão sem precedentes.

Tudo em nome de um grande objectivo que o país parece estar a alcançar: evitar o colapso dos sistemas hospitalares e o cenário dantesco que países como Espanha e Itália atravessam. Ora, é certo que ainda é cedo para conclusões definitivas e não é menos verdade que Portugal só agora está a entrar na fase mais desafiante da pandemia, mas uma primeira comparação mostra que o nosso país respira melhor do que os outros faziam na mesma altura do surto. Vinte dias após a passagem pela barreira dos 100 casos positivos, Portugal tem 8251, enquanto Itália, a 13 de março, tinha 17 660 (ainda iria ficar muito, muito pior) e Espanha, ao dia 21, contava 25 496.

Na quarta-feira, Portugal chegou às 187 mortes e Itália já somava 1266, ao passo que o país vizinho, por esta altura, tinha 1381. Transalpinos e espanhóis aproximam-se agora do planalto na curva, depois de terem perdido o controlo. Vários especialistas criticam a demora na implementação de medidas de contenção e também por aí se veem diferenças: a título de exemplo, os campeonatos de futebol dos três países foram suspensos na mesma semana…

Por outro lado, a análise à percentagem de crescimento de novos casos, dita que a média dos últimos sete dias é de 15,8% em Portugal. Nos sete dias anteriores, foi de 24,7%. Ou seja, o número de testes, conforme revelou o ministério da Saúde, quase duplicou na última semana, mas os casos não dispararam. Agora… vem o mais difícil.

Foto: Pedro Correia/Global Imagens

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s