Medway afirma que transporte ferroviário de mercadorias é o “mais seguro”.

naom_5d42ca2f8a0a7

Em declarações à Lusa, Carlos Vasconcelos adiantou que, neste momento, o impacto desta crise na empresa ainda é reduzido, quer no segmento a granel quer nos contentores.

“Em março tivemos, por causa da covid-19, um total de 8% de quebra em número de comboios”, adiantou, explicando que, em alturas em que este impacto não se verificou, há muitas outras causas que levam à supressão de comboios e, por isso, este valor não é, para já, significativo.

O presidente da empresa acredita que pode haver um crescimento da relevância do grupo ao nível “das cargas transfronteiriças, uma vez que um comboio pode levar cargas equivalentes a 40 camiões e em vez de irem 40 motoristas vai uma equipa de duas pessoas”.

Para Carlos Vasconcelos, isso mostra a segurança do transporte de mercadorias ferroviário, sobretudo para Espanha.

“Não têm contactos com ninguém, porque não param em bombas de gasolina, não comem fora do comboio. É um meio, em termos sanitários, muito mais seguro para o [transporte] transfronteiriço“, adiantou.

Além disso, na fronteira, sai a tripulação portuguesa e entra uma espanhola, trocando as equipas de comboios, sem contacto.

Carlos Vasconcelos assegura que está a ser levado a cabo um processo de desinfecção quer em Portugal, quer em Espanha, “que tem uma taxa de 99% de segurança” nas locomotivas.

O presidente da Medway assegura que nos comboios transfronteiriços a empresa ainda não registou qualquer “impacto negativo”, mas também não se verificou “nenhum crescimento”, o que existe é uma procura com questões sobre o serviço e as suas condições.

O grupo faz neste momento 50 comboios por dia (100 viagens, de ida e volta) e transporta entre 700 e 800 toneladas.

Caso seja preciso, a Medway tem capacidade para fazer mais cerca de quatro comboios diários, num total de 3.000 toneladas de capacidade, em média, mas que podem chegar às 6.000, caso a capacidade máxima nas duas viagens de cada um fosse atingida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s