COVID-19: Porto de Sines implementou “medidas extra” em conjunto com a Câmara Municipal.

cacho-690x377

José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS (e também presidente da Associação de Portos de Portugal), concedeu uma entrevista à publicação ‘Dinheiro Vivo‘, na qual abordou o funcionamento dos portos portugueses durante a pandemia COVID-19, as medidas de contingência aplicadas no Porto de Sines e a progressão dos números da movimentação de mercadorias nos portos lusos em 2020.

Instado a analisar a implementação das medidas de contingência no contexto portuário, devido à disseminação da pandemia e os seus impactos no decorrer das operações portuárias, José Luís Cacho declarou que «o fundamental tem a ver com o contacto humano e os portos são fronteiras marítimas e recebem navios e dão acesso a pessoas de terra aos navios, recebem tripulações estrangeiras».

«Se os navios estão contaminados ou não há sempre essa dúvida e esse é o factor principal. Temos todos os nossos trabalhadores, da administração, aos pilotos às pessoas das lanchas e às que trabalham nos terminais e estivadores, que têm de ir aos navios, todas têm de facto um plano de contingência e um conjunto de acções que todos têm de desenvolver», continuou José Luís Cacho.

«Até hoje não tivemos qualquer problema. Da parte de terra, não tivemos nenhum caso de pessoa infectada, mas temos algumas pessoas de quarentena que tiveram em contacto com pessoas que estavam infectadas. Até temos implementado algumas medidas extra além das que estão nos planos de contingência, algumas por nossa iniciativa, no caso de Sines, e em conjunto com a Câmara Municipal», acrescentou o responsável.

Recorde-se que o Porto de Sines foi o primeiro porto português a anunciar – no passado dia 14 de Fevereiro – a implementação de um plano de contingência, na sequência da disseminação do novo coronavírus, originado na China.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s