Vem aí a app portuguesa que o avisa se esteve em contacto com pessoas infectadas.

ce02a05b260a92ec566480cb08a8f1ae-754x394

Está em casa. O telemóvel apita. A notificação deixa um alerta preocupante e uma informação valiosa: nos últimos dias esteve em contacto com alguém que estava infectado com a Covid-19. A realidade pode muito bem ser esta já nas próximas semanas, assim que for lançada a aplicação nacional de rastreio da doença.

À imagem do que tem sido feito um pouco por todo o mundo, primeiro na Ásia e agora na Europa, Portugal vai também implementar um sistema de controlo e rastreio assente nos nossos smartphones. Anunciada na segunda-feira, 27 de abril, chama-se monitor4Covid19 e está a ser desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

No fundo, a aplicação vem procurar substituir o trabalho que até hoje é feito de forma manual, mas executando-o com uma maior eficácia — ou pelo menos é isso que se deseja. Sempre que alguém testa positivo, todas as pessoas com quem contactou têm que ser avisadas e eventualmente testadas. A app pretende tornar essa identificação mais eficaz.

Em traços gerais, o funcionamento destas aplicações é semelhante em todos os países. A tecnologia Bluetooth, presente em quase todos os smartphones, é usada para comunicar com aparelhos que se aproximem do seu, criando um registo anónimo de encontros. Dessa forma, quando o dono de um dos aparelhos ficar infetado, o sistema envia uma notificação a todos os que estiveram na sua proximidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s