Taxa de desemprego nos 6,7% no primeiro trimestre.

735501

A taxa de desemprego no primeiro trimestre deste ano situou-se nos 6,7% e a taxa de subutilização do trabalhão em 12,9%. Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelam ainda que a taxa de desemprego apresenta um valor igual ao trimestre anterior e inferior em 0,1 pontos percentuais quando comparada ao trimestre homólogo do ano passado.

A população desempregada – estimada em 348,1 mil pessoas – registou uma diminuição de 1,2% (4,3 mil) em relação ao trimestre anterior e 1,6% (5,5 mil) quando comparada ao primeiro trimestre de 2019.

O gabinete de estatística revela ainda que também a população empregada – 4 865,9 mil – diminuiu, registando quem queda de 0,9% (41,7 mil) face ao trimestre anterior e 0,3% (14,3 mil) em relação ao homólogo. Esta é, explica o INE, a primeira variação homóloga negativa desde o 3.º trimestre de 2013.

No que diz respeito à população empregada ausente do trabalho, o número ascendeu a 452,1 mil pessoas (9,3% da população empregada), o que representa um aumento de 33% (112,2 mil) em relação ao trimestre anterior.

“Este aumento ficou a dever-se essencialmente à redução ou falta de trabalho por motivos técnicos ou económicos da empresa (inclui a suspensão temporária do contrato e o layoff), razão apontada por 68,3 mil daquelas pessoas”, explica o gabinete estatístico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s