Só dentro de 15 dias é que o Governo e o país saberão se o aumento do número de infectados por Covid-19 é já uma segunda vaga da pandemia em Portugal, noticia o “Jornal de Notícias” (JN).
De acordo com o “JN”, cinco epidemiologistas pediram ontem ao primeiro-ministro mais tempo para analisar o que está na origem dos surtos, com especial incidência em cinco concelhos da grande Lisboa.
A possibilidade de uma segunda vaga terá sido levantada por Baltazar Nunes, do Instituto Dr. Ricardo Jorge, conta o “JN”.
Em declarações ao “JN”, Carla Nunes, directora da Escola Nacional de Saúde Pública e que integra o painel de epidemiologistas, disse que «se a subida é uma segunda onda, ‘ondinha’ ou vaga, é algo que será estudado nos próximos 15 dias». «Certo é que as cadeias de transmissão têm de ser cortadas já», vincou a especialista ao jornal.
Neste momento, Portugal contabiliza 1.543 óbitos associados ao novo coronavírus num total de 40.104 casos de infecção, mostram os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado na quarta-feira. Segundo a DGS, a região de Lisboa e Vale do Tejo totaliza já 17.527 casos, tendo ultrapassado o Norte (17.339).
Foto: Lusa