
O Conselho Municipal da Juventude reuniu-se a 6 de novembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho para discutir, entre outros assuntos, os principais projectos a desenvolver em 2021 para esta faixa etária.
Um desses projectos é o programa “DESAFIO”, cujo objectivo é estimular a participação e intervenção dos jovens. Ao longo do ano, a Câmara recebe os projectos e, após análise, decide os termos em que pode apoiar a sua realização. Podem ser apresentados projectos em diversas áreas: música, desporto, cinema, moda, teatro, fotografia, dança, artes, ambiente, saúde, entre outras. Em breve, serão publicadas informações mais detalhadas sobre como apresentar candidaturas.
Outro programa a desenvolver em 2021 será o “FormArte”, um programa ocupacional, a concretizar na primavera ou no verão, com que o município pretende proporcionar aos jovens dos 13 aos 25 anos uma forma inovadora de ocupar os tempos livres. Serão 15 dias de oficinas ligadas às artes, espectáculo e multimédia, com o objectivo de os jovens adquirirem, de uma forma lúdica, novos conhecimentos nestas áreas.
Também está prevista uma parceria com a EDP para o desenvolvimento em Sines do programa “Partilha com Energia”, cujo objectivo é promover a proximidade com o território e o desenvolver competências sociais e relacionais em jovens do ensino secundário e profissional (entre os 15 e 19 anos).
Relativamente à Quinzena da Juventude 2021, é intenção do município manter a realização de concertos (em modelo presencial ou online) e dar seguimento a projectos que não foi possível concretizar em 2020. O mural do programa de arte urbana “Walls Project” deverá resultar novamente dos contributos recolhidos no Parlamento dos Jovens da Escola EB2,3 Vasco da Gama.
Foto do topo: Mural pintado pela artista Tamara Alves na Quinzena da Juventude 2020