“Projecto de hidrogénio verde de Sines foi pensado com o objectivo de poder abastecer o hub de Roterdão”

O CEO da EDP Inovação, António Vidigal, na respectiva apresentação, admitiu ser expectável que até 2030 o custo (Capex) de um eletrolisador de hidrogénio baixe cerca de 50%.

“O projecto de produção de hidrogénio verde em Sines foi pensado com o objectivo de poder ser um dos fornecedores de energia ao hub de hidrogénio de Roterdão”, afirmou na apresentação “Green Hydrogen: The next revolution in the energy sector” efectuada na área de Masterclasses da Web Summit 2020.

Numa apresentação sintética, António Vidigal explicou as especificidades do hidrogénio, enquanto uma das alternativas energéticas mais mediáticas da atualidade. “O hidrogénio é um elemento muito especial e uma ferramenta excelente para a fase de transição energética que vamos efectuar de 2030 a 2050, sendo o primeiro elemento da tabela periódica e um dos átomos mais comuns do universo, apesar de não existir isolado na natureza, além de integrar a generalidade das moléculas que compõem os combustíveis fósseis e de, quando aquecido a alta temperatura apenas liberta calor e água”, referiu o CEO.

No processo de transição energética, António Vidigal referiu que o hidrogénio não é um concorrente do sistema de electrificação, mas “um elemento complementar”, sendo particularmente relevante para o futuro do sector dos transportes, em especial para o sector da aviação e para o transporte marítimo.

O CEO da EDP Inovação explicou que há três tipos de hidrogénio, o cinzento (Grey Hydrogen), produzido pelas refinarias no processo de refinação dos combustíveis fósseis e que é o mais frequente (99% do hidrogénio produzido a nível mundial tem esta proveniência), o azul (Bleu Hydrogen) que também é produzido com combustíveis fósseis (mas que só representa cerca de 1% do hidrogénio produzido a nível mundial) e o hidrogénio verde (Green Hydrogen) que é produzido a partir da água, através da energia eléctrica, num processo de eletrólise.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s