Exportação do hidrogénio de Sines pode ser prejudicada.

Segundo o jornal online ECO, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, revelou que o Governo português identificou uma “falha de mercado” na Estratégia Europeia para o Hidrogénio Verde, o que pode prejudicar os planos nacionais de exportação deste gás renovável para o norte da Europa no futuro. Para evitar esse cenário, o ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes, vai assinar uma carta que será enviada para Bruxelas ainda esta semana, expondo o problema e sugerindo uma solução.

A carta será endereçada ao Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e aos comissários europeus da Energia Kadri Simson, e do Mercado Interno, Thierry Breton. Na missiva, Portugal explica que a “falha de mercado” identificada na Estratégia Europeia para o Hidrogénio se prende com a ausência de apoios transfronteiriços. Ou seja, Bruxelas valoriza as parcerias entre Estados-membros para o hidrogénio e as respetivas cadeias de exportação e importação entre países do sul e do norte da Europa, reconhecendo ao mesmo tempo a necessidade de apoios públicos, mas prevê apenas esses apoios a nível nacional.

Problema? Se Portugal subsidiar com o seu dinheiro público a produção de hidrogénio em Sines e o gás renovável depois for exportado para a Holanda ou para outro país, quem importar esse hidrogénio sairá beneficiado. E Portugal prejudicado.

À Comissão Europeia o Governo vai propor agora que “sejam os países do norte da Europa a investir nos países do sul para produzirem hidrogénio verde, contabilizando esse mesmo investimento na sua quota de renováveis. E Portugal, que no passado teve um sobrecusto com as renováveis, tem agora uma vantagem maior ainda porque vão ser os outros países a investir na nossa descarbonização e não o contrário”, tinha já avançado Matos Fernandes em entrevista ao ECO/Capital Verde na conferência “Portugal na Vanguarda do Hidrogénio Verde na Europa”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s