Galp fecha Matosinhos e concentra operações de refinação em Sines

Segundo avança o jornal online “ECO”, a Galp vai concentrar todas as suas actividades de refinação em Sines e descontinuar o complexo de Matosinhos a partir de 2021, anunciou a empresa esta segunda-feira num comunicado enviado ao mercado. A decisão foi mal recebida pelos investidores, com as acções da petrolífera a tombarem 6%.

Na base desta decisão estão “as alterações estruturais dos padrões de consumo” que levaram a empresa a fazer uma “rigorosa avaliação” das alternativas.

Esta opção vai permitir à empresa poupar anualmente 90 milhões de euros em custos fixos e investimentos, refere a empresa no mesmo comunicado, acrescentado que a unidade de refinação de Matosinhos tem um valor contabilístico associado que ronda os 200 milhões de euros.

Em abril, a Galp suspendeu a actividade de produção de combustíveis na refinaria de Matosinhos e de Sines devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus na economia e na procura por combustíveis. Ambas voltaram a funcionar em junho, mas, em outubro, a refinaria de Matosinhos voltou a parar.

Mas se inicialmente a Galp Energia estava a avaliar a possibilidade de produzir biocombustíveis e de aumentar o coprocessamento de matérias-primas, como vegetais e resíduos, na refinaria de Matosinhos, agora essa opção passa para Sines.

“A empresa vai focar-se no aumento da resiliência e competitividade do complexo industrial de Sines, com uma capacidade de processamento de crude de 220 mil barris por dia e equipado com unidades de maior conversão, estando em análise iniciativas com vista ao aumento da sua eficiência processual e energética, bem como a integração de produção de biocombustíveis avançados e de outros produtos com baixo teor de carbono e de maior valor acrescentado”, pode ler-se no comunicado.

Sem revelar os montantes que estes investimentos vão implicar, a petrolífera revela apena que serão suportados “pelas poupanças da reestruturação em curso e pelos mecanismos de apoio à transição energética”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s