Estado de emergência vai manter-se após dia 7.

Segundo avança o Observador, o estado de emergência vai manter-se após o dia 7 de janeiro, data em que termina o período atualmente em vigor. A ideia do Governo é “prorrogar o actual regime, que termina a 7 de janeiro, por mais uma semana e assim ser possível medir o impacto do Natal” e a partir daí “fazer a modelação das próximas medidas”, segundo fonte do executivo.

A 12 de janeiro vai haver nova sessão no Infarmed, para fazer ponto da situação epidemiológica da Covid-19, já com dados que permitam medir o impacto do Natal e perceber que medidas serão necessárias a partir daí. Uma coisa é certa: a campanha presidencial vai arrancar em pleno estado de emergência.

Na próxima segunda-feira o Presidente da República vai ouvir os partidos e já deverá dar conta desta intenção que vai significar que pelo menos metade da campanha oficial das Presidenciais (que vai estender-se entre 11 e 22 de janeiro) decorra com medidas restritivas em vigor, como por exemplo o recolhimento obrigatório em alguns concelhos a partir das 23 horas.

O estado de emergência tem duração máxima de 15 dias e se o Presidente entender mantê-lo por todo esse período de tempo, isso significa que só termina mesmo em cima das eleições, a 22 de janeiro — as Presidenciais estão marcadas para o dia 24.

De qualquer forma, só na reunião com os epidemiologistas no Infarmed e já com os dados do Natal na mão — dados que o Governo estima serem visíveis entre 11 e 12 de janeiro —  é que vai ser possível decidir se é necessário apertar mais as medidas ou se é possível aligeirar as restrições actuais e quais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s