Portugal e Marrocos unidos pelo hidrogénio verde

Parceria com Marrocos para a produção de hidrogénio verde vai contribuir para o fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Na declaração divulgada ontem os ministros do Ambiente de Portugal e de Marrocos reiteram o objetivo de colocar em prática novas estratégias e políticas relativas ao hidrogénio verde e à descarbonização.

Na nota oficial emitida pelo Ministério do Ambiente e Acção Climática é sublinhada a importância que a “descarbonização da economia e a transição energética representam” para o futuro de ambos os países a nível de sustentabilidade ambiental.

A relação entre os dois países, no que ao setor energético diz respeito, tem já alguns anos, contando com um serviço de passagem de gás natural directamente da Argélia para a Península Ibérica.

Este acordo vem na sequência dos planos do governo relativamente a este sector, depois de, em 2020, ter cooperado com a Holanda na exportação de hidrogénio verde de Sines para Roterdão.

Portugal tenta, assim, afirmar o seu potencial para a instalação de centrais solares fotovoltaicas, essenciais na produção de baixo custo de hidrogénio verde. Para já, a empresa portuguesa Fusion Fuel, uma das principais empresas deste setor em Portugal, assume o desejo de colaborar com Marrocos para o seu crescimento internacional na produção de hidrogénio verde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s